RN Saúde - Assistência Médica

Atendimento
RN Saúde:

0800 943 8000

Notícias e Eventos

31 DE MARÇO DIA NACIONAL DA SAÚDE E NUTRIÇÃO

31 de março – Dia Nacional da Saúde e Nutrição
Em 31 de março comemora-se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde. Data importante para refletir como são feitas nossas escolhas, quando se trata de avaliar nossa alimentação. Afinal, essas escolhas estão intimamente relacionadas à nossa qualidade de vida.
A prática da boa alimentação começa desde cedo, ao nascimento, com o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. Após essa fase, a amamentação poderá ser feita de maneira complementar até os 2 anos. Em cada fase da vida (criança, adolescente, adulto ou idoso), o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais.
Muitos adultos obesos foram crianças obesas e é por essa razão que é importante ter um olhar mais cuidadoso com a alimentação. Pois neste inicio da vida há formação, crescimento e desenvolvimento celular, e as informações genéticas serão gerenciadas. Alguns pais têm dificuldade em reconhecer que o filho está acima do peso. O excesso de peso e a autoimagem no futuro do individuo estará comprometida, podendo provocar problemas de saúde como o diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e a obesidade mórbida.
Reduzir o consumo de alimentos processados e aumentar o consumo de frutas e verduras para algumas pessoas não é tão fácil. Pequenas mudanças na alimentação terão grande valor na prevenção de doenças crônico-degenerativas.
Para que seja realizada uma boa nutrição, é necessário a realização de uma dieta regular e equilibrada, buscando fornecer a quantidade e variedade adequadas de nutrientes para as células do corpo.
Confira algumas dicas e atitudes que podem fazer a diferença na sua alimentação:
– Evite o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados;
– Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões;
– Beba bastante água;
– Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro;
– Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico;
– Faça exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana, após consultar o seu médico;
– Durma pelo menos 8h num período de 24h.