Última atualização, 27/03 às 18:29h


Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).


Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. Combater a epidemia é uma tarefa de todos! Juntos, vamos vencer essa batalha.


Sintomas


Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:



  • Febre.

  • Tosse.

  • Dificuldade para respirar.


Prevenção



  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar álcool em gel.

  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.

  • Ficar em casa quando estiver doente.

  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.


Cobertura do exame


A RN Saúde está seguindo todas as recomendações feitas pela ANS e  Ministério da Saúde.


Quando procurar a unidade e exame?


Deve procurar avaliação médica quem apresentar febre e sintomas respiratórios (tosse ou dificuldade para respirar) e tiver histórico de viagem para área de transmissão, ou de contato próximo com caso de infecção pelo covid-19, nos últimos 14 dias. A respeito dos exames, eles são realizados de acordo com a indicação do médico.


Quem deve realizar o teste?


Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a partir da consulta de urgência, o médico vai sinalizar a necessidade de realização do teste, com base na gravidade dos sintomas apresentados e do perfil de risco do paciente.


Onde posso fazer o teste?


Todas as nossas unidades de urgência e emergência (Hospitais e Prontos Atendimentos) estão realizando atendimento para quem suspeita ou apresenta sintomas para o coronavírus. Se o médico entender a necessidade do exame, seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS), ele vai solicitar a coleta, que também está sendo realizada nas nossas unidades de urgência e emergência.


Em quanto tempo sai o resultado?


De acordo com o Ministério da Saúde a liberação se dá de acordo com o prazo dado pelo laboratório responsável pela realização do exame, que é de 7 dias. Esse prazo pode ser alterado conforme a demanda solicitada.


A partir do momento que a pessoa testa positivo para o novo coronavírus, o que ela deve fazer? É recomendada a internação? A pessoa faz o tratamento em casa? 


Não é recomendada a internação. A internação é necessária somente em caso de descompensação respiratória, como acontece nas demais síndromes gripais. A orientação, quando o resultado dá positivo é o isolamento domiciliar e social, com o máximo rigor. Em relação ao tratamento em casa, é preciso que os pacientes sigam todas as recomendações dadas pelo profissional médico e retorne à unidade hospitalar, caso haja intensificação ou piora dos sintomas.


Tenho procedimentos marcados. O que faço?


Para proteger você e seguindo as orientações do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde (ANS) e do Governo, a RN Saúde informa que:


1. As consultas agendadas, ou seja, as que você marcou hora e dia com o médico, estão presencialmente suspensas em nossas Clínicas por prazo indeterminado. Porém, o atendimento em clínica geral, pediatria, obstetrícia, oncologia e nefrologia continua normalmente.


Sempre com você.

Caso você precise de uma consulta em outra especialidade que não foi citada acima, não se preocupe! Entre em contato com nossa Central (0800 943 8000). Nossa equipe está pronta pra ajudar você!


2. Os atendimentos de urgência e emergência permanecem em funcionamento normal nas nossas unidades hospitalares.


3. Os serviços de hemodiálise, radioterapia e quimioterapia também permanecem com seu funcionamento normal.


4. Todas as cirurgias agendadas, ou seja, as que você marcou hora e dia com o médico estão suspensas por prazo indeterminado. Porém, algumas cirurgias dentro das especialidades de obstetrícia e oncologia, ou classificadas como inadiáveis pelo seu médico, serão mantidas, e você receberá o contato de confirmação da nossa equipe de agendamento cirúrgico. Algumas cirurgias eletivas podem esperar. Fazemos isso para não expor você ao risco de contrair coronavírus no momento da sua recuperação.


5. Todos os exames agendados, ou seja, os que você marcou hora e dia com o médico estão cancelados. Porém, exames classificados como inadiáveis pelo seu médico, serão mantidos e você também receberá o contato de confirmação da nossa equipe de exames.


6. Sessões de tratamento nas áreas de nutrição, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, acupuntura e fisioterapia (exceto as respiratórias) agendadas em nossas Clínicas e Medicina Preventiva também estão canceladas. Porém, se algo acontecer, você pode acionar nossa Central (0800 943 8000). Nossa equipe de Medicina Preventiva está monitorando os casos que não podem ter tratamento interrompido, por isso, fique tranquilo!


Tenho parente/conhecido internado em uma unidade RN Saúde, posso fazer visitas?


Diante do alto fluxo de pacientes com sintomas respiratórios em nossas unidades, ocasionado também pelo Coronavírus, a partir do dia 20 de março de 2020, só será permitida a entrada de 01 acompanhante para pacientes idosos, crianças, gestantes, menores de 18 anos e portadores de necessidades especiais nas nossas unidades de urgência e emergência. Essa decisão é pensando na saúde de todos, pois evita que pessoas sejam expostas ao vírus sem necessidade.


Por que eu devo ficar em casa e evitar aglomerações?


O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social (evitar aglomerações, por exemplo) para pessoas sem sintomas. A redução do contato social diminui as chances de transmissão do vírus. A mudança de comportamento e rotina é fundamental no enfrentamento do coronavírus. Adote horários alternativos para evitar aglomeração de pessoas, como ir ao supermercado, por exemplo, fora do horário de pico.  Lembre-se: esse é um período da nossa vida que vai passar, pois a pandemia tem um ciclo.


Ainda estou com dúvidas, o que posso fazer?


Para dúvidas sobre o Coronavírus: clique aqui.  

Para conversar com nossos psicólogos: clique aqui

Para conversar com nossos nutricionistas: clique aqui

Nossos profissionais estão prontos para tirar suas dúvidas.

Atendimento: 8h às 18h (de domingo a domingo)


Atendimento 24h e dúvidas sobre o coronavírus:

08007373838